terça-feira, 8 de março de 2011

Questões PPRA

01. Para obter um histórico técnico e administrativo do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, os registros de dados devem ser mantidos, pela instituição ou empregador, por um período de:
(A) cinco anos;
(B) dez anos;
(C) quinze anos;
(D) vinte anos;
(E) trinta anos.

Um Técnico de Segurança do Trabalho de uma grande indústria pretende elaborar e implementar o PPRA –Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, de acordo
com a NR 9. Para tanto, deve avaliar, inclusive, os riscos de possíveis agentes físicos e a exposição dos trabalhadores.

02.(Casa da Moeda / 2005). Desta forma, deve considerar os seguintes agentes físicos:
(A) pressões anormais e fumos.
(B) radiações ionizantes e não ionizantes.
(C) poeiras e poeiras especiais.
(D) bactérias e protozoários.
(E) vibrações e névoas.

03. (Casa da Moeda / 2005). A análise global do PPRA deverá ser efetuada:
(A) mensalmente.
(B) com periodicidade mínima bimensal.
(C) sempre que necessário, pelo menos uma vez por ano.
(D) anualmente.
(E) de acordo com a análise do PCMSO.

Um técnico de segurança do trabalho é empregado de uma grande empresa que pretende atender à legislação vigente no que se refere ao PPRA – Programa de Prevenção de Risco Ambientais – NR 9. Para tanto, deve estar atento ao cumprimento de alguns itens.

04. (Assembléia Legislativa – TO / 2005). O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter a:
(A) delimitação das etapas da exposição na empresa
(B) descrição das medidas de controle já existentes.
(C) caracterização da periculosidade nas áreas de trabalho
(D) identificação das possíveis trajetórias dos agentes, desconsiderando-se os meios da propagação.
(E) análise de saúde ocupacional, excetuando-se os possíveis danos relacionados aos riscos ambientais.

05. (Assembléia Legislativa – TO / 2005). Por ocasião da elaboração de um PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o técnico de segurança do trabalho de uma oficina gráfica constata, com o uso de um dosímetro de ruído, que os trabalhadores estão expostos de forma ocupacional acima dos níveis de ação. Assinale o valor de dose a partir do qual devem ser adotadas ações de controle sistemático de acordo com a NR 9.

(A) 0,5
(B) 0,1
(C) 1
(D) 0,05
(E) 5

06. (COMPESA / 2006) O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA deverá incluir todas as etapas abaixo com exceção de:

A) Antecipação e reconhecimento dos riscos.
B) Discussão sobre o pagamento da insalubridade.
C) Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores.
D) Monitoramento da exposição aos riscos.
E) Registro e divulgação dos dados

07. (COMPESA / 2006) Os dados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais -PPRA deverão ser mantidos por um período:
A) Mínimo de 2 (dois) anos.
B) Máximo de 5 (cinco) anos.
C) Máximo de 10 (dez) anos.
D) Mínimo de 20(vinte) anos.
E) Máximo de 8 (oito) anos.

08. (Prefeitura Municipal de Betim / 2008). Quanto ao PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é CORRETO
afirmar:
a) Tem por objetivo somente a proteção do meio ambiente de trabalho, considerando, para tanto, os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos
e mecânicos.
b) Deverá ser implementado pelo empregador, com ou sem a participação dos trabalhadores, considerando tão somente os agentes físicos, químicos e biológicos.
c) A abrangência e profundidade do PPRA depende das características dos riscos e das necessidades de controle, sendo obrigatória, portanto, a inclusão dos agentes agressivos ergonômicos e mecânicos.
d) Possui dentre seus objetivos a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, considerando, para tanto, os agentes químicos, físicos e biológicos.



09. (Correios / 2008) Sobre a NR 9 é possível afirmar:

I- As ações do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.
II- O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores.

Assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas
b) todas as alternativas estão corretas
c) somente a alternativa I está correta
d) somente a alternativa II está correta.

10. (PETROBRAS/ 2008). Em relação ao PPRA, caracteriza uma situação típica da fase de antecipação:

(A) recomendar o uso do EPI.
(B) medir o nível de ruído periodicamente.
(C) divulgar informações sobre as avaliações ambientais.
(D) determinar a instalação de um exaustor.
(E) sugerir a aquisição de máquina pouco ruidosa.

11. (CEA-AP / 2006). A Norma Regulamentadora (NR) 9, determina a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), por parte das empresas. Conforme a NR 9, fica estabelecido que:

A) o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo: o planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma, as estratégias e metodologia de ação.
B) a implantação de medidas de caráter coletivo poderão ocorrer sem que haja treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.
C) consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
D) deverá ser efetuada, sempre que necessária e pelo menos a cada dois anos, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento, realização dos ajustes e estabelecimento de novas metas e prioridades.

12. (ELETROSUL / 2008) O PPRA visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Em relação ao PPRA, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Deverá ser efetuada, sempre que necessário e, pelo menos, uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e
realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

b) A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelos SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR-9.

c) Para efeito da NR-9, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes num ambiente de trabalho, independentemente da sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição.

d) Os dados referentes ao PPRA deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 anos.

e) Os trabalhadores interessados terão direito de apresentar propostas e receber informações e orientações a fim de assegurar a proteção aos riscos ambientais identificados na execução do PPRA.

13. (Prefeitura de Alagoinhas/Al – 2009). Os dados do PPRA deverão ser mantidos por um período mínimo de:
(A) 5 anos;
(B) 10 anos;
(C) 15 anos;
(D) 20 anos;
(E) 25 anos.









14. (Termoceará Ltda). Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deve ser elaborado e implementado por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, independente da quantidade de funcionários. A diferença está na forma de elaboração. Considerando-se, por exemplo, um escritório de contabilidade, o PPRA, conforme a NR 9, terá uma ou mais das etapas que se seguem.

I – Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores.
II – Monitoramento da exposição aos riscos.
III – Antecipação e reconhecimentos dos riscos.
IV – Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.
V – Registro e divulgação dos dados.

Deve(m) ser seguida(s) APENAS a(s) etapa(s)
(A) I.
(B) II.
(C) I e V.
(D) III e V.
(E) I, II e IV.

15. (Secretaria de Saúde – GO / 2004). Sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é INCORRETO afirmar:

a) A análise global deverá ser realizada somente quando o documento-base completar um ano, para avaliação do desenvolvimento do PPRA e a realização dos ajustes necessários.
b) A avaliação quantitativa dos riscos ambientais é sempre necessária para controle da exposição ou da inexistência dos riscos, na etapa de reconhecimento.
c) Deverão ser adotadas as medidas necessárias e suficientes para eliminação, minimização ou controle dos riscos ambientais, quando se identificar possível risco à saúde, na fase de antecipação.
d) A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e informações sobre eventuais limitações de proteção que ofereçam.

16. (SANEACAP / 2009). A coluna da esquerda apresenta Normas Regulamentadoras e a da direita, a que se referem. Numere a coluna da direita de
acordo com a da esquerda.

1- NR-9 ( ) PPRA

2- NR-17 ( ) CIPA

3- NR-5 ( ) Ergonomia





Marque a seqüência correta.
[A] 2, 1, 3
[B] 1, 2, 3
[C] 3, 1, 2
[D] 1, 3, 2

17. (LAFEPE / 2007) Para efeito do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, de acordo com a legislação em vigor, considera-se agente físico, todos os abaixo, exceto:

A) radiação não ionizante.
B) temperaturas extremas.
C) vibrações.
D) ruído.
E) poeiras.

18. (Metro – PE / 2005). De acordo com a Norma Regulamentadora relativa ao
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, assinale a alternativa incorreta:

A) Ruídos e vibrações são agentes físicos.
B) Poeiras e névoas são agentes químicos.
C) Vírus e bactérias são agentes biológicos.
D) Fumos e vapores são agentes físicos.
E) Bacilos e protozoários são agentes biológicos.

19. (PRODESP / 2004) A Norma Regulamentadora que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais estabelece um período mínimo para o registro e arquivo de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo desse programa. Qual é esse período?

(A) 05 anos
(B) 10 anos.
(C) 25 anos
(D) 30 anos
(E) 20 anos

20. (Casa da Moeda / 2009). Fazem parte das etapas do desenvolvimento do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais):

(A) antecipação e reconhecimento dos riscos.
(B) avaliação dos riscos e remediação dos acidentes.
(C) controle dos riscos e remediação dos acidentes.
(D) elaboração do mapa de riscos e planejamento mensal.
(E) elaboração do mapa de riscos e reconhecimento dos riscos.

21. (DCTA / 2009). No estudo da NR-9 (PPRA), o reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter:

a) o equacionamento das medidas de controle
b) a identificação, na fase de antecipação, de risco potencial à saúde.
c) Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho.
d) Medidas que eliminem a formação de agentes prejudiciais à saúde.
e) A caracterização das atividades e do tipo de exposição.

Um comentário: